28 de fev. de 2010

Arrumando a boroca pensando naquele cóio

O editor do Blog já está preparando a sua boroca. As fotos, tiradas da internet, dão a dica sobre o cóio onde ele pretende se enfurnar durante as férias, a partir da segunda semana de março.


Diz que vai rumo à sua Amarcord, numa viagem de reminiscências de sua infância e adolescência.


Vai atrás de si mesmo, numa mescla de mundo real com mundo dos sonhos, como naquela obra prima de Fellini.

Paulo Vianna comentou

Sobre a postagem "Segurança Cidadã é o Pronasci ao Tucupi", publicada neste Blog, o delegado Paulo Vianna, representante da Polícia Civil no programa segurança cidadã, enviou o seguinte comentário:

Isso demonstra que estamos no caminho certo. Aos céticos, eis a realidade; aos defensores da filosofia de Polícia Comunitária, a realização.

Saudações comunitárias e fraternal abraço em Cristo Jesus.

Dr.Paulo Vianna
Orgulhosamente Delegado de Polícia Civil
Programa Segurança Cidadã

Costa Junior comentou

Sobre a nota "Segurança Cidadã é o Pronasci ao Tucupi", publicada neste Blog, o coordenador do programa segurança cidadã e editor do Blog Saiba das Coisas ( http://saibadascoisas.blogspot.com/ ), Cel. PM Costa Junior, enviou o seguinte comentário:

Amigos do respeitado BLOG DA ACADEPOL.
Foi uma honra ter participado de tão importante capacitação, que, aliás, ainda não acabou e - o que é mais importante - ela é continuada.

Está de parabéns a cúpula da Polícia Civil do Pará, que dá exemplo - com essa iniciativa - para todas as suas co-irmãs em todo o Brasil.

Estarei sempre à disposição dessa valorosa instituição. Eu sei o quanto é difícil à Polícia Civil colocar o seu efetivo na sala de aula. Mas, asseguro a todos vocês, que os policiais que estão no processo de capacitação, sairão "novas" pessoas; novos profissionais.

Parabéns a todos os que fazem, especialmente, a nossa querida ACADEPOL!!!
Estou orgulhoso da nossa Polícia Civil e posso dizer isso agora, publicamente, para o mundo web.
Valeu!

Sábado, 27 Fevereiro, 2010

27 de fev. de 2010

Segurança Cidadã é o Pronasci ao tucupi.

Por ocasião da apresentação do programa Segurança Cidadã, na última segunda-feira, 22, no auditório da Delegacia Geral, o Cel. PM Costa Junior, disse "que esse programa é o nosso Pronasci ao tucupi".

Costa Junior, que é o comandante do Policiamento da Capital, é também o coordenador estadual do Segurança Cidadã. A Polícia Civil está representada no programa pelo delegado de polícia Paulo Vianna.


No dia seguinte, 23, foi a vez da consultora do PRONASCI no Pará, Ivete Brabo, falar sobre o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania para os 30 policiais civis que integram a primeira turma do curso de capacitaçao em segurança cidadã.

No dia 24, o Delegado de Polícia Paulo Viana disse o que a Polícia Civil vem fazendo enquanto participante do programa.

De acordo com o delegado Pedro Paulo Sousa, diretor da Acadepol, o curso de capacitação em segurança cidadão tem seu fundamento na filosofia de polícia comunitária e sua realização segue diretriz aprovada no seminário sobre Polícia & Sociedade. >

O seminário Polícia & Sociedade foi realizado pela Polícia Civil, através da Acadepol, em maio de 2009, no auditório do IESP, ocasião em que foram relatadas experiências de trabalho policial em parceria com a comunidade.

Na próxima 4a. feira, 03/03, o curso encerra para a primeira turma e uma nova já está formada.


Perito Criminal comentou:

Muito boa a atitude de se realizar um curso de segurança cidadã. Gostaria de saber como participar de uma próxima edição do curso. Sou Perito Criminal lotado no CPC Renato Chaves de Belém. Felicitações pelo empreendimento.

IPC Vinicius comentou

Sobre a postagem "Polícia Civil capacita policiais da capital e interior", publicada no dia 29 de janeiro, o IPC Vinicius, lotado na Seccional de Mosqueiro, após participar de um curso de habilitação no uso de arma de fogo, enviou o seguinte comentário:

Realmente, os Professores da Acadepol (IESP/PA), tentam fazer o máximo para aperfeiçoar-nos, Policiais Civis, todavia, não temos o interesse de procura-la e saber sobre os Cursos que nos são oferecidos.

Seria o Certo à ACADEPOL mandar os informativos para as SECCIONAIS e, esta mandar para as Delegacias que lhes são subordinadas Informando sobre tais Curso como o de: Armamento, Computação, Aptidão Física, entre outros.

Ps. As fotos ficaram legais (ADGERSON).

ABRAÇOS.

IPC VINICIUS
9ª SECCIONAL MOSQUEIRO.

Quinta-feira, 25 Fevereiro, 2010

23 de fev. de 2010

Começou o curso de Carabina e Fuzil Parafal.

Curso superior deve ser mantido

A Polícia Civil do Pará deve continuar exigindo curso superior para ingresso na instituição. Foi este o resultado da enquete realizada por este Blog nos últimos 15 dias.

A pergunta respondida por 57 internautas foi a seguinte: A Polícia Civil do Pará deve deixar de exigir graduação superior para ingresso na instituição?

O próprio Blog calculou e arredondou o resultado que vai publicado a baixo:

Sim: 10 (17%) Não: 47 (82%) Tanto faz: 0 (0%)

Embora a enquete não tenha valor científico o resultado pode estar indicando uma tendência.

22 de fev. de 2010

Começou o curso de capacitação em Segurança Cidadã

Teve início, hoje, 22, no auditório da Delegacia Geral o curso de capacitação em segurança cidadã.

Na foto o Cel. PM Costa Junior, Comandante do Policiamento da Capital, por ocasião da apresentação do programa Segurança Cidadã, que tem sua fundamentação na fisolofia de Polícia Comunitária.

Para Costa Junior, o Programa Segurançã Cidadã é o Pronasci(Programa Nacional de Segurança Cidadã) ao tucupi.

21 de fev. de 2010

Mídia repercute evento promovido pela Acadepol

Os três maiores jornais da capital (O Liberal, Amazônia e Diário do Pará, incluindo a edição na internet) noticiaram a realização do curso de carabina calibre 5,56 mm e fuzil Parafal 7,62 mm.

A notícia foi elaborada pela Acadepol e enviada à ASCOM, a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil. Inicialmente publicada neste Blog e no portal da instituição, a matéria foi aperfeiçoada e ampliada para toda a mídia por iniciativa da ASCOM/PC.

Após ser veiculado pela Agência Pará de Notícas, da Secretaria de Comunicação do Estado, o texto foi repercutido por toda a mída local.

Segue abaixo o texto publicado na edição eletrônica do Diário do Pará:


Sábado, 20/02/2010, 11:59h
A Acadepol promove curso de uso e manuseio de armas


A Polícia Civil realizará, entre os dias 22 e 26 deste mês, o curso de habilitação para uso e manuseio de carabina calibre 5,56 mm e fuzil Parafal 7,62 mm. O projeto do curso foi elaborado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), também responsável pela execução. Inicialmente, o público alvo do treinamento será os policiais civis lotados nas Delegacias de Conflitos Agrários de Marabá e Redenção, municípios do sudeste e sul, e o efetivo da Delegacia de Crimes Fluviais, unidade vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

As aulas acontecerão no Instituto de Ensino de Seguranca do Pará (Iesp), município de Marituba, e no auditório B do Complexo da Polícia Civil. A primeira turma será formada por 15 policiais civis. De acordo com o delegado Pedro Paulo Sousa, diretor da Acadepol, novas turmas serão formadas sempre com 15 alunos. Um dos instrutores será José Roberto do Rego Ferreira, formado pela Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), em Itajubá (MG).

Os fuzis e carabinas 5,56 são armas especialmente adequadas para operações de tropas especiais. O fuzil Parafal é uma versão do fuzil FAL modelo M964 e atende a todos os requisitos técnicos e operacionais estabelecidos pelo Exército brasileiro, conforme informação da Imbel.

(Agência Pará)

20 de fev. de 2010

Perito Criminal do CPC Renato Chaves comentou

Muito boa a atitude de se realizar um curso de segurança cidadã. Gostaria de saber como participar de uma próxima edição do curso. Sou Perito Criminal lotado no CPC Renato Chaves de Belém. Felicitações pelo empreendimento.

Sexta-feira, 19 Fevereiro, 2010

19 de fev. de 2010

Policial civil paraense foi formado na IMBEL

O professor José Roberto Rego Ferreira, escolhido pela Acadepol para ministrar o curso de Carabina 5,56 e Fuzil Parafal 7,62 é, até agora, o único policial civil paraense a realizar treinamento na Indústria de Material Bélico do Brasil.


O policial, que responde, atualmente, pela SECMA/PC, fez curso de manutenção e manuseio de armamento na IMBEL, empresa vinculada ao Ministério da Defesa, com sede em Itajubá, Minas Gerais.

O curso de Carabina e Fuzil Parafal começa no próximo dia 22. O público alvo é formado por policiais das Delegacias de Conflitos Agrários de Marabá e Redenção, bem como da Delegacia Fluvial. Em março a Acadepol ofertará mais 15 vagas para o mesmo curso.

Curso de Capacitação em Segurança Cidadã começa dia 22

Com início no dia 22 e término dia 26, o curso ocorrerá sempre no auditório "B" da Delegacia Geral.

Relação nominal dos servidores da Polícia Civil que participarão do Curso de Capacitação em Segurança Cidadã.

DPA = 4
1.    EPC RAIMUNDO CARLOS PANTOJA PEREIRA;
2.    DPC LUIS CARLOS ALVES FERREIRA;
3.    IPC ROSILENE PANTOJA AIRES;
4.    MPC LOURIVAL LUIZ MAUÉS PEREIRA;

DRCO=4
1.    EPC REGINA CELY MARQUES MONTEIRO
2.    EPC LEONARDO MIRANDA DA SILVA
3.    IPC MARCELO CARLOS TOBIAS RODRIGUES
4.    IPC HERLON WIVEENS PEREIRA CAMPOS

DATA=4
1.    IPC RAIMUNDO NONATO MARINHO DA MOTA
2.    MPC MCLON RUFINO DA SILVA FILHO
3.    DPC ALINE NAZARÉ OLIVEIRA HOLANDA
4.    DPC JOSÉ CARLOS DE SOUSA MARTINS

DEMA= 3
1.    EPC MARIA GERTRUDES ALVES DE OLIVEIRA
2.    IPC MARCO AURÉLIO BAIMA RODRIGUES
3.    IPC FRANCISCO ANÍZIO DA SILVA
   
Terra Firme = 3
1.    IPC-MAURO ALEXANDRE FONSECA NEVES
2.    IPC-CARLOS ALBERTO BRITO CARDOSO
3. DPC CLÓVIS OLIVEIRA

Cremação = 4
1.    IPC-DULCIMAR MOTA CATUABA
2.    IPC-NELMA SUELY SOUZA DE MORAIS
3.    IPC-MARCIAL BENEDITO FAVACHO DA CRUZ
4.    MPC-EMANUEL HUMBERTO DA COSTA

Guamá = 4
1.    IPC-WALDECY ALKEMIN FERREIRA
2.    IPC-EDILSON ALVES DO CARMO
3.    IPC-FARNCISCO SIMIÃO MIRANDA
4.    IPC-ROBERTO DE ALBUQUERQUE CARVALHO

Ananindeua = 4
1.    IPC-JANGO SOUZA NASCIMENTO
2.    IPC-MARINEIDE AMARAL DA SILVA
3.    IPC-JOSÉ MARIA BARBOSA MIRANDA
4.    IPC-ÉDSON JOSÉ CUNHA DE AZEVEDO

Encerrou mais um curso de habilitação no uso de arma de fogo

Encerrou nesta sexta-feira, 19, mais um curso de habilitação no uso e manuseio de armas de fogo.



A Auxiliar Técnica Ociléia entregando a declaração de
participação para um dos policiais, em foto de Socorro Aquino

Abaixo segue a relação dos policiais civis que participaram da 6a. turma de 2010.

01-DPC- ARNALDO DE OLIVEIRA MENDES - SU-CREMAÇÃO
02-IPC-EDILSON MELO DAS CHAGAS - SU-CREMAÇÃO
03-IPC- DÉLCIO CARLOS DA SILVA CORRÊA - SU-CREMAÇÃO
04-IPC- FRANCISCO SÉRGIO DA ROCHA RODRIGUES - SU-CREMAÇÃO
05-IPC- CARLOS ALBERTO DE LIMA PIRES - SU-CREMAÇÃO
06-IPC- UBIRACY DE CARVALHO TAVARES FILHO -SU-CREMAÇÃO
07-IPC- MARCIAL BENEDITO FAVACHO DA CRUZ -SU-CREMAÇÃO
08-IPC- GIVANIDO PEREIRA DOS SANTOS – DP BOA VISTA
09-EPC-MARIELZA CARDOSO LOBATO – DP - IPIXUNA

18 de fev. de 2010

Começa no dia 22 curso de carabina 5,56 e Fuzil Parafal 7,62

A Polícia Civil vai realizar curso de habilitação para uso e manuseio da carabina 5,56 mm e Fuzil Parafal 7,62 mm. O projeto do curso, já autorizado pelo Delegado Geral Raimundo Benassuly, foi elaborado pela Acadepol, que também é responsável pela sua execução.

O público alvo do treinamento, inicialmente, serão os policiais lotados nas Delegacias de Conflitos Agrários de Marabá e Redenção, bem como o efetivo da Delegacia Fluvial.
.
O curso vai acontecer no período de 22 a 26 de fevereiro. A primeira turma será formada por 15 policiais. Novas turmas serão formadas, sempre em número de 15.

Um dos instrutores será José Roberto do Rego Fereira, que fez curso na Indústria de Material Bélico do Brasil- IMBEL, em Itajubá, MG.

Os Fuzis e Carabinas 5,56 são armas especialmente adequadas para operações de tropas especiais e policias. O PARAFAL é uma versão do fuzil FAL M964 com coronha rebatível e atende a todos os requisitos técnicos e operacionais estabelecidos pelo Exército Brasileiro, conforme informação prestada pelo site da IMBEL.

No You Tube é possível assistir demonstrações de montagem, desmontagem ou apenas tiro do fuzil Parafal 7,62 mm. http://www.youtube.com/watch?v=kIt2kUMXFgI bem como da carabina 5,56 mm http://www.youtube.com/watch?v=AOlQvq1EV1Q

Continuam os cursos de pistola .40

Começou, nesta quinta-feira, 18, mais um curso de habilitação no uso e manuseio de arma de fogo. Participam policiais civis da capital e do interior.



15 de fev. de 2010

Vídeos da Acadepol são vistos na Europa

Desde que foi criado, há 30 dias, o canal de vídeo da Acadepol no You Tube registrou 121 exibições.


No mapa disponibilizado pelo maior site de vídeos do mundo observa-se que França, Portugal e Holanda são os países da Europa que mais se interessaram pelos vídeos.

Pela ordem, os vídeos mais exibidos no Velho Mundo foram: Técnicas Policiais, Passeio de Final de Ano e Vida Saudável EPC 2008.

Entretanto, no geral, o vídeo mais exibido é "Show 30 Anos com Alcyr Guimarães".

Fonte: site do You Tube

12 de fev. de 2010

Concurso da Polícia Civil: TJE cassou a liminar

Foi o desembargador Rômulo Nunes, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, quem casou a liminar concedida pelo juiz Elder Lisboa, que havia suspendido o concurso C-149 da Polícia Civil.

O Ministério Público alegou que o prazo entre a publicação e a realização dos testes, de apenas dois dias, não estaria de acordo com a razoabilidade, principalmente considerando que vários candidatos seriam residentes em outras cidades e até mesmo em outros estados.

A Procuradoria Geral do Estado, através do procurador Márcio Vasconcelos, disse que 'o Ministério Público deve atender aos interesses da coletividade e a suspensão do concurso vai totalmente contra os interesses da sociedade'.

O Estado contestou a liminar alegando a necessidade da promoção do concurso com o intuito de melhorar a segurança pública no Pará.

'A ação poderia dificultar a administração pública e prejudicar a população se o concurso continuasse suspenso', observa o procurador do Estado, que acredita que o cronograma do processo seletivo pode atrasar cerca de 15 dias.

Fonte: Jornal O Liberal.

Pessoas imprescindíveis

Bertold Brecht

Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém, há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis

Pará integra campanha contra exploração sexual

A notícia foi publicada nesta sexta-feira, 12, pelo jornal Diário do Pará:

"Será lançada no próximo domingo (14) a quinta edição da campanha nacional de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Idealizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, a campanha deste ano recebe mais uma vez a adesão do governo do Pará, via Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, presidido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh)/Coordenadoria da Juventude."

A Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolecentes 2010 elaborou um vídeo que se encontra postado no You Tube, podendo ser acessado através do link http://www.youtube.com/watch?v=pwG7Jr2LSjw

O Blog lembra que a Acadepol, em janeiro deste ano, elaborou e encaminhou à gestão superior da Polícia Civil, para aprovação, um projeto de curso de capacitação versando sobre exploração de crianças e adolescentes. O público alvo do curso são os policiais civis lotados nos municípios situados no Marajó. A demanda foi apresenada à Acadepol pela Diretoria de Polícia do Interior.

11 de fev. de 2010

Ciclo de Capacitação em Segurança Cidadã

A Acadepol recebeu por e-mail a "programação referente ao Ciclo de Capacitação em Segurança Cidadã, baseado na filosofia de Polícia Comunitária para que o Srs possam dar publicidade e, caso seja de interesse, designar servidores de seus órgãos para serem capacitados nessa filosofia.

Grato pelo apoio e nos colocamos à disposição para maiores esclareceimentos.
Att. Major PM Eduardo Campos - 8182-8297.
Programa Segurança Cidadã.

ANDDITHS se apresenta e pede que visitem blog

A Acadepol recebeu por e-mail a mensagem abaixo, que vai publicada na íntegra:

"Bom dia senhores(as),
estamos nos apresentando a vocês, somos ANDDITHS - Associação Nacional de Defesa dos Direitos Humanos do Trabalhadores da Segurança e de Apoio ao Ensino e a Pesquisa. Visitem nosso blog e conheçam nossas propostas, em breve estaremos colocando no ar nosso site para quem quiser se juntar a nossa luta possa se associar.
BLOG DA ANDDIHTS http://www.anddihts.blogspot.com
Abraços a tod@s
Conheçam também o BLOG DO EAD DO PARÁ http://www.eadpara.blogspot.com"
--

Perícia completa 10 anos de autonomia

O Diretor Geral do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Raimundo Humberto Sena de Oliveira, encaminhou convite à direção da Acadepol para participar do "evento em comemoração aos 10 anos de autonomia da perícia oficial no Estado do Pará", que acontecerá no próximo dia 22.02.10, no Hotel Sagres, a partir da 8h30.

DIME solicita curso de pistola .40

A Diretoria de Informática, Manutenção e Estatística - DIME, solicitou à Acadepol, através do memorando n.19/2010, de 9 de fevereiro de 2010, inscrição no curso de Uso e Manuseio da Pistola Taurus .40, para os seguintes policiais:

DPC JOSEANA FALCÃO
EPC SÉRGIO DE OLIVEIRA DUARTE
PAP AMYLSON JOSÉ NASCIMENTO DE SOUZA
IPC EVERALDO LUIS DA COSTA BARBOSA
IPC MARILENE DA SILVA ATAVARES
IPC ROSINALDO AUGUSTO TEIXEIRA RODRIGUES
IPC SIVIA HELENA FERREIRA FALCÃO
EPC ALTEMIR NUNES PACHECO

10 de fev. de 2010

MJ:12:38 MEC:12:41

A assessoria de comunicação do Ministério da Justiça acionou a tecla enter três minutos antes da sua congênere fazer o mesmo no Ministério da Educação.

Eram 12:38, do dia 8 de fevereiro de 2010, quando a notícia passou a circular na rede mundial de computadores, anunciando a boa nova de que os cursos superiores em segurança pública agora fazem parte do catálogo nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

O Catálogo, instituído pelo Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, organiza e orienta a oferta dos "Cursos Superiores de Tecnologia, inspirado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico e em sintonia com a dinâmica do setor produtivo e os requerimentos da sociedade atual".

Os interessados no texto legal que instituiu o catálogo de cursos tecnológicos podem encontrá-lo no endereço a seguir: http://catalogo.mec.gov.br/index.php?pagina=decreto



O IPC RAFAEL BRIA comentou:


HA VALEU !!!!, AVISEM O DG, QUE A HISTÓRIA ANDA PARA A FRENTE E NÃO AO RETROCESSO ONDE O ESTADO DO PARÁ, QUE APARENTAVA ESTAR NA "CRISTA DA ONDA", VANGUARDA NOVAMENTE, PRETENDE DEIXAR DE EXIGIR NÍVEL SUPERIOR, JUSTAMENTE NO MOMENTO QUE TODO O BRASIL (E DIGA-SE DE PASSAGEM O GOVERNO FEDERAL) LUTA PARA TER UMA POLÍCIA QUALIFICADA POSSUIDORA DE UM GRAU DE ESCOLARIDADE UNIVERSITÁRIO.
GRATO.

Quarta-feira, 10 Fevereiro, 2010

O que muda com a chegada da graduação superior em segurança pública?

Após a inclusão dos cursos superiores de Tecnologia em Segurança Pública, em Serviços Penais e em Segurança do Trânsito no Catálogo Nacional de Cursos Superiores do Ministério da Educação (MEC), algumas mudanças se apresentam:

1- "Os cursos realizados nas Academias de polícia terão valor acadêmico. Antes, o profissional se dedicava aos cursos nas Academias, mas não tinham esse reconhecimento".

2- "As faculdades interessadas em oferecer os cursos, podem iniciar os vestibulares a partir do segundo semestre deste ano".
Fonte: site do Ministério da Justiça


O IPC RAFEL BRIA comentou:

SIM, CAROS AMIGOS, E O QUE MUDA NO PESSAMENTO DE NOSSOS GESTORES E PARLAMENTARES NO TOCANTE A INTENÇÃO DESCABIDA DE ACABAR COM A EXIGÊNCIA DE NÍVEL SUPERIOR ???
GRATO

IPC RAFAEL BRIA

Quarta-feira, 10 Fevereiro, 2010

Brasil vive uma virada na segurança pública?

A afirmação de que o Brasil vive uma virada na segurança pública foi publicada na imprensa e é atribuida ao Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri: “Estamos vivendo avanços significativos na área da educação e da segurança. Hoje é um dia que representa uma virada na segurança pública do país”.

A declaração foi feita por ocasião do anúncio da inclusão dos cursos superiores de Tecnologia em Segurança Pública, em Serviços Penais e em Segurança do Trânsito no Catálogo Nacional de Cursos Superiores do Ministério da Educação (MEC), nesta segunda-feira(8) pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Justiça, Tarso Genro (foto).


A notícia sobre os cursos superiores em Segurança Pública, veiculada inicialmente pelos portais do Ministério da Educação e da Justiça, repercutiu em toda a mídia. Uma medida estratégica que, sem dúvida, vai operar mudanças positivas no nível de qualificação dos cerca de 650 mil profissionais de segurança pública existentes no Brasil.

O dia 8 de fevereiro de 2010 é uma daquelas datas que apresenta todas as condições para entrar para a história da educação e da segurança pública no nosso país.

Matéria completa disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15036:area-de-seguranca-tera-cursos-superiores-de-tecnologia&catid=209&Itemid=86

ou ainda em: http://portal.mj.gov.br/Senasp/data/Pages/MJ1C5BF609PTBRIE.htm


O IPC RAFAEL BRIA comentou:

REALMENTE, CAROS COLEGAS, O BRASIL PARECE ESTAR TOMANDO RUMO, SÓ O PARÁ QUE ENTENDEU QUE NÍVEL SUPERIOR É PREJUDICIAL E ENXIST IR NA CONTRA MÃO DA HISTÓRIA.
GRATO.

IPC RAFAEL BRIA

Quarta-feira, 10 Fevereiro, 2010

8 de fev. de 2010

O que muda na Bolsa Formação com as Bolsas Copa e Olímpica?

O teto da Bolsa Formação está mantido em R$ 1700. O valor do benefício será reajustado para R$ 443.

O candidato CARLOS MATOS perguntou:

Bom dia, estou fazendo o Concurso (C-149), e o mesmo encontra-se suspenso! minhas perguntas são as seguintes, a fase da Academia o aluno recebe alguma ajuda de custo? se receber quanto é o valor? E qual o tempo que o aluno fica na mesma?

Terça-feira, 09 Fevereiro, 2010

Polícia Civil vai promover curso de capacitação em Segurança Cidadã

A Polícia Civil, através da Acadepol, realizará, no período de 22 de fevereiro a 19 de março,dois cursos de capacitação em Segurança Cidadã, cuja programação vai abaixo:

Número total de Turmas:02 (duas)

Turma “A”:30 Policiais Civis - 22/FEV a 05/MAR/10

Turma “B”:30 Policiais Civis - 08/MAR a 19/MAR/10

Período de execução:22/FEV A 19/MAR/10.

Local: Auditório “B” da Delegacia Geral.

Clientela do Curso:60 Policiais Civis.

Carga Horária do Curso:80 h/a, por turma.

Total de Carga Horária:160 h/a.

6 de fev. de 2010

Foi barrado o retrocesso?

Na próxima semana o artigo que abaixo se publica vai fazer o seu primeiro aniversário. Ele foi escrito em oposição a uma proposta equivocada apresentada no Conselho Superior do IESP, no início de 2009, que tinha por objetivo afastar o IESP da Academia, pondo um fim na oferta de cursos de pós-graduação pelo Instituto.

O texto expressa o início dos debates naquele órgão colegiado. Ele foi publicado em dois blogs, dentre eles no BLOG DO DPC DO PARÁ
(wwwdpcdopara.blogspot.com),tendo recebido dois comentários que vão reproduzidos ao final.

A republicação do artigo ocorre quando se observa uma discussão no seio da instituição sobre a qualificação do policial civil paraense, mais especificamente se deve ou não a Polícia Civil manter a exigência de curso superior para ingresso na instituição.

Segue o texto tal como foi publicado um ano atrás, desta vez acompanhado dos comentários feitos pelos delegados Jerônimo Coelho, da Diretoria de Assistência ao Servidor, e Adonai Matias, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Pará.


Dez anos após a sua criação convém ao IESP afastar-se da academia?


Pedro Paulo Sousa
pedrosantarem@yahoo.com.br


RESUMO

Este texto trata da discussão iniciada na reunião do Conselho Superior do Instituto de Ensino de Segurança do Pará, a respeito da parceria do IESP com a Academia e da possibilidade desta relação vir a ser interrompida. Registro aqui o posicionamento que adotei por ocasião da referida reunião.


PALAVRAS-CHAVE: Ensino em Segurança Pública, Academia, Pós-graduação.

Entre os que se interessam pelo tema é comum admitir-se a insuficiência do sistema público de ensino brasileiro, restando evidente que o Estado não tem conseguido garantir em quantidade e qualidade o direito a educação aos brasileiros, enquanto requisito fundamental para a construção de um Brasil mais justo e mais democrático.

Zagury (2007), contudo, prefere falar de ineficiência da educação em nosso país. E afirma que as análises das causas deste fracasso, na maioria das vezes, não estariam sustentadas em estudos, mas apenas em opiniões.

Esta constatação pode suscitar a seguinte pergunta: e o ensino na área de segurança pública, a quantas anda? Ele se enquadra nesta dura realidade ou por algum motivo representa uma espécie de exceção à regra?

O respeitado Nóvoa (2009), lembra, entretanto, que as escolas valem o que vale a sociedade. E que não seria correto sonhar com escolas extraordinárias, onde tudo funcionasse as mil maravilhas, numa sociedade onde nada funciona bem.

No Pará, há quase dez anos, a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais de segurança pública são responsabilidades do Instituto de Ensino de Segurança do Pará, o IESP, em conjunto com as unidades acadêmicas das organizações que compõem o sistema estadual de segurança pública.

Estas instituições, pretendendo que seus profissionais venham a atender com mais eficiência e eficácia às necessidades de uma sociedade que a duras penas se democratizou, tem procurado valorizar as questões relacionadas à cidadania e aos direitos humanos, que passaram a ganhar maior atenção nos currículos dos diversos cursos. Ouvem-se também preocupações com certo divórcio entre a teoria vivenciada em sala de aula e a prática cotidiana desses profissionais.

Em se tratando de ensino em segurança pública é exagerado dizer que não se observa atitudes concretas visando estimular estratégias de reconhecimento e mensuração desta realidade? É correto dizer que, neste particular, faltam estudos e sobram improvisações? Estaria, desde o início, ocorrendo com o ensino em segurança pública aquilo que o professor Demo (2001) identifica como o “café velho passado para frente”?

Por ocasião da última reunião do Conselho Superior do IESP, realizada em 12.02.09, com a finalidade de apreciar e deliberar sobre projetos pedagógicos de cursos de aperfeiçoamentos e especializações (entenda-se CAODP e CSPBM), ouviu-se de um conselheiro que estes cursos, promovidos em convênio com uma IES não estariam atendendo as necessidades da sua organização. Mais claro que isso, impossível!

Mencionou-se também uma pesquisa elaborada por profissional de segurança pública num dos cursos de aperfeiçoamento/especialização, cujo tema versou sobre a Qualidade da Água da Bica do Aurá. Embora não tenha sido dito é sabido que o curso é de Especialização em Segurança e Proteção Ambiental.

Falou-se também, dentre outras coisas, sobre as dificuldades encontradas no trato com a gestora de certa IES, enquanto fator complicador para a renovação do convênio e manutenção da parceira entre o Instituto e a Academia. Sem acordo, a proposta seria o IESP afastar-se da Academia, justo no ano em que o instituto completará dez anos de existência.

Que outras pesquisas foram realizadas pelos pós-graduandos além daquela que investigou A Qualidade da Água da Bica do Aurá? Talvez uma boa avaliação dos cursos, que colocasse esses e outros dados sobre a mesa, poderia permitir uma tomada de decisão mais tranqüila. Ocorre que não existem avaliações consistentes. Há interesse em realizá-las?

Durante a recente visita do Ministro da Justiça, Tarso Genro, ao IESP, o Secretário de Segurança Pública do Pará lembrou da intenção do Instituto em tornar-se uma IES, ao que o ministro - quando se dirigia ao bloco onde estava alojada a Força Nacional -, respondeu: pode contar conosco!

Diz-se que o caminho da autonomia pretendida pelo IESP é longo, que já foi tentado, e que parou porque implica em mudanças na legislação.

Pois bem, se a opção escolhida for mesmo pelo afastamento do IESP da Academia, lembro que em recente visita à Academia Nacional de Polícia, da Polícia Federal, tomei conhecimento que o Ministério da Educação autorizou a referida academia a promover cursos de pós-graduação em nível de especialização, na área de segurança pública, tornando desnecessário o convênio com IES. Quem sabe a ANP não nos ensinaria o caminho das pedras!

Ao meu juízo, primeiro é preciso compreender o que está acontecendo para depois mudar. Sem uma avaliação consistente da parceria e seus resultados, a proposta de afastamento do IESP da Academia revela-se prematura. E assim, carecendo de indicadores para fundamentar a tomada de decisão, melhor seria andarmos com cautela, pois café velho por café velho, com todo o respeito, prefiro o da minha avó.



REFERÊNCIAS

ZAGURY, Tânia. O professor refém: para pais e professores entenderem porque fracassa a educação no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 2007.
DEMO, Pedro. É Errando que a gente aprende. Revista Nova Escola On-Line, Ed. 0144, Agos de 2001. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0144/aberto/mt_246742.shtml Acesso em: 14 fev. 2009
NÓVOA, Antônio. O professor pesquisador e reflexivo. Entrevista. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/entrevistas/antonio_novoa.htm Acesso em: 14 de fev. 2009
__________________
1 Delegado de Polícia e Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior.


COMENTÁRIOS:

Anônimo disse...

Pedro,

seu artigo merece os aplausos, sugiro até que seja publicado no site da Polícia Civil do Pará, para iniciarmos a discussão sobre o tema, com toda a "virulência", o artigo é de belíssima feitura e retrata um possível retrocesso que estão querendo desenhar, nós, membros desse sistema temos que repudiar essas atitudes que vão de encontro ao tudo que é pregado pela vanguarda do bom pensamento em segurança pública, ou você especializa os membros desse sistema de segurança pública ou ficaremos remando contra a maré, como fazemos hoje. Parabéns, o artigo será postado ainda hoje no blog "jfcsantos.blogspot.com"
Ps. A discussão só começou.
Jeronimo Coelho
SEXTA-FEIRA, MARÇO 13, 2009


Adonai disse...

Pedro,

Parabens pelo artigo, concordo plenamente com o exposto e penso que a formação policial bem como as especializações devam ser repensadas a começar pela escolha do gestores do IESP, entendo que deve recair dentre os profissionais do meio e que conheçam do oficio de ensinar.

Por outro lado, falta estimulo aos colegas em especializar-se, pois nada influirá em seu conceito na instituição.
SÁBADO, OUTUBRO 31, 2009

5 de fev. de 2010

SENASP quer mapear competências e levantar perfil dos profissionais de segurança pública

Com essa inicitiva o Ministério da Justiça, através da SENASP, pretende contribuir para o aprimoramento da Matriz Curricular Nacional, bem como para o planejamento das ações de seleção, formação, capacitação e desenvolvimento das Instituições.

Assim falou a Secretaria Nacional de Segurança Pública, SENASP:

Prezado(a) Aluno (a)

A SENASP está realizando junto aos profissionais de Segurança Pública de todo país a Pesquisa de Mapeamento de Competências e Perfil Profissional. Contamos com suas respostas sinceras, honestas e críticas. Sua participação é de caráter totalmente anônimo, o que significa que ninguém será identificado e as informações serão mantidas em sigilo.

Esclarecemos que o questionário é extenso, visto que se refere a todas as tarefas realizadas e às competências necessárias para executá-las.

Nesse sentido, solicitamos que reserve cerca de 01 hora para respondê-lo. Caso fique impedido de terminar o questionário inteiro, é possível enviá-lo a qualquer momento, sem perder as informações que já foram preenchidas, porém não é possível retornar e continuar de onde havia parado, tendo em vista que nenhum respondente é identificado.

Sua contribuição será muito importante e trará grandes benefícios para um maior conhecimento e identificação das características e do perfil dos profissionais de segurança pública e contribuirá para o aprimoramento da Matriz Curricular Nacional, bem como para o planejamento das ações de seleção, formação, capacitação e desenvolvimento das Instituições.

O link para preenchimento da pesquisa é > http://www.mj.gov.br/Profissiografia/ Contamos com a sua participação!

Atenciosamente,
Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP
Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública - DEPAID.
Projeto Qualidade de Vida




--

Utilidade pública: doa-se instrumentos musicais

Encontram-se na sala da direção da Acadepol dois belíssimos instrumentos musicais para doação.Trata-se de um violão Di Giorgio e uma guitarra Fender .

O doador é o professor João Alberto Maciel, diretor de ensino da Acadepol. Ele esclarece que os instrumentos são destinados, prioritariamente, ao Projeto ECOAR, que trabalha a musicalização de crianças e adolescentes na Cidade Nova.

Terminou mais um curso de Pistola Taurus .40



Teminou nesta sexta-feira, 5, mais um curso de habilitação no uso e manuseio de arma de fogo. Participaram policiais civis das seguintes unidades:Divisão de Atendimento à Mulher, Corregedoria Geral de Polícia, Delegacia de Polícia de Capitão Poço, Delegacia de Polícia do Jurunas.

Ao término do curso os policiais já sairam da Acadepol com as suas declarações de participação.


Profa. Sulamita: Aspectos Psicológicos no uso de arma letal

Abaixo a relação dos policiais:
IPC Ana Crisitna Souza Sena
IPC Maria do Perpétuo Socorro Soeiro Ferreira
IPC Ana Claudia Tavares Duarte
IPC Raimundo Nonato Modesto da Silva
EPC Raimundo Nonato Batista
ATPC Dacilene Costa
ATPC Sione dos Santos Afonso Reis
ATPC Luiz Marcos Garcia Reis

A equipe responsável pelo curso é formada pelo IPC Raimundo Rodrigues Almeida (Armamento Munição e Tiro), Maria do Perpétuo Socorro de Oliveira Aquino (Fisiologia do policial Civil), Sulamita Ribeiro Pereira (Aspectos Psicológicos no uso de arma letal), Ocilea Lima de Araujo (Supervisão e Orientação de Curso), Onilec e José Maria (Apoio).

Na próxima semana o curso será destinado aos policiais lotados na Seccional da Cremação.

4 de fev. de 2010

Continuam os cursos de pistola .40

Uma turma de oito policiais civis está em treinamento neste momento na Acadepol/IESP. São policiais da capital e do interior, a maioria lotada na DEAM. O curso, que vai até amanhã, sexta-feira, 5, tem como instrutor o IPC Almeida.

Na próxima semana a turma será formada, em sua maioria, por policiais da Seccional da Cremação.

Sala de aula do stand de tiro do IESP sob a lente da profa. Socorro Aquino.

Produção acadêmica de delegado é citada em Encontro

Foi durante o 5º Encontro da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP),ocorrido em Belém.

O delegado Francisco Bismarck é autor do trabalho Crime Organizado Transnacional, Tráfico de Seres Humanos, que foi citado pelas estudantes Andréia da Silva Costa (autora), Denise Almeida de Andrade (co-autora), e Roberta Laena Costa Jucá (co-autora) por ocasião da apresentação do trabalho intitulado TRÁFICO DE SERES HUMANOS: ENFRENTAMENTO E ENQUADRAMENTO NO CRIME ORGANIZADO.

Ambos os trabalhos foram encaminhados à Acadepol. O estudo realizado pelo delegado Bismarck está disponível no site www.dpcbismarck.com .

Acadepol ganha Petúnia

O comentário é que a pessoa que ganhou está apaixonada. No google observou-se que petúnia é um gênero botânico pertencente à família Solanaceae. Petúnia significa "flor vermelha" na língua dos índios Tupi.

É originária de locais tropicais e sub-tropicais da América do Sul. A maioria das petúnias que se encontram em jardins são híbridas. As petúnias são herbácias anuais e atingem 15 a 30 cm de altura.
A planta prefere estar exposta ao Sol. Floresce na primavera e verão e podem apresentar-se nas cores: vermelha, azul, rosa, laranja, salmão, púrpura e branca.

Escola de Governo abre inscrições para cursos

Estão abertas as inscrições para os cursos da Escola de Governo. Veja no site da EGPA nformações sobre horário e datas.
www.escoladegoverno.pa.gov.br/

Cursos oferecidos pela EGPA:
Licitação e contrato na Administração Pública
Auditoria Pública
Informática Básica
Desenvolvimento sócioeconômico do Pará e Políticas Públicas
Estágio Probatório: aspectos legais e constitucionais
Técnicas de Arquivo e
Controle de Documentos
Siafem Operacional
Técnicas e elaboração de Relatórios
Informática avançada Excel
Direito Constitucional
Gramática Aplicada a
Revisão de Textos
Secretariado na Administração Pública
Projeto Político Pedagógico
Planejamento, orçamento e Finanças Públicas
Regime Jurídico Único
Informática Avançada Word
Saúde mental e Psicopatologia
Gestão Estratégica de Pessoas

3 de fev. de 2010

Atenção! A Acadepol informa que o curso de Carabina 5, 56 e Fuzil Parafal 7,62 acontecerá no período de 22 a 26 de fevereiro.

Os Fuzis e Carabinas 5,56 são armas especialmente adequadas para operações de tropas especiais e policias.

O PARAFAL é uma versão do fuzil FAL M964 com coronha rebatível e atende a todos os requisitos técnicos e operacionais estabelecidos pelo Exército Brasileiro, conforme informação prestada pelo site da IMBEL.

No You Tube é possível assistir demonstrações de montagem, desmontagem ou apenas tiro do fuzil Parafal 7,62 mm.

Acadepol e DIME vão reunir

Será na terça-feira, a partir das 9h00, na Delegacia Geral, a próxima reunião entre a Academia de Polícia e a Diretoria de Informática, Manutenção e Estatísitica. A finalidade é tratar sobre o programa de gestão acadêmica que a DIME está elaborando para a Acadepol.

O programa informatizado trará mais eficiência aos procedimentos de matrícula dos alunos, emissão de relatório de alunos,  relatório de notas, quantidade de alunos por  turmas, gráfico de avaliação de alunos, avaliação gráfica e desempenho de professor.

Inagurada nova sede do PROCON-PA

Foi hoje (3) pela manhã, a inauguração da nova sede do PROCON-PA, que fica num prédio de três andares na Trav. Castelo Branco, n. 1029, no Bairrro de São Braz, entre Av. Magalhães Barata e Gentil Bitencourt.

.

A Governadora do Estado e o Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos mandaram convite e a Acadepol se fez presente.

1 de fev. de 2010

Blog da Acadepol recebeu 1.000 visitas em 20 dias

E o canal de vídeo no You Tube foi acessado por internautas do Brasil, França e Holanda.

Os vídeos mais acessados, dos cinco postados até o momento, foram "Curso sobre Técnicas Policiais" e "Show 30 Anos com Alcyr Guimarães".

Polícia Civil realizará curso de Carabina e Fuzil Parafal

A Polícia Civil vai realizar curso de habilitação para uso e manuseio da carabina 5,56 mm e Fuzil Parafal 7,62 mm. O projeto do curso, já autorizado pelo Delegado Geral Raimundo Benassuly, foi elaborado pela Acadepol, que também é responsável pela sua execução.


O público alvo do treinamento, inicialmente, serão os policiais lotados nas Delegacias de Conflitos Agrários de Marabá e Redenção, bem como o efetivo da Delegacia Fluvial.
.

O curso vai acontecer no período de 22 a 26 de fevereiro. A primeira turma será formada por 15 policiais. Novas turmas serão formadas, sempre em número de 15.

Um dos instrutores será José Roberto do Rego Fereira, que fez curso na Indústria de Material Bélico do Brasil- IMBEL, em Itajubá, MG.

Os Fuzis e Carabinas 5,56 são armas especialmente adequadas para operações de tropas especiais e policias. O PARAFAL é uma versão do fuzil FAL M964 com coronha rebatível e atende a todos os requisitos técnicos e operacionais estabelecidos pelo Exército Brasileiro, conforme informação prestada pelo site da IMBEL.

No You Tube é possível assistir demonstrações de montagem, desmontagem ou apenas tiro do fuzil Parafal 7,62 mm. http://www.youtube.com/watch?v=kIt2kUMXFgI bem como da carabina 5,56 mm http://www.youtube.com/watch?v=AOlQvq1EV1Q

Um debate necessário

Sob o título "É hora de lutar para evitarmos o retrocesso", a Acadepol recebeu por e-mail o texto abaixo, de autoria do IPC Sérgio Peixoto, que é bacharel em Administração e em Direito, aluno do curso de especialização em Políticas de Gestão em Segurança Pública. O texto aborda a questão do nível de ensino exigido dos candidatos que desejam ingressar na Polícia Civil do Pará e afirma que um grupo de delegados de polícia levantou a "a bandeira do fim da exigência do nível superior para os Cargos de Investigador, Escrivão e Papiloscopistas". Trata-se, como se vê, de um tema atual e que a instituição precisa debater melhor com os seus profissionais. Pensando no interesse coletivo não seria melhor pautar o tema do fim das carceragens nas unidades policiais?

Segue o texto na íntegra:

Alguns Delegados da Polícia Civil do Pará estão tentando retirar a exigência de nível superior para as demais categorias da instituição, por meio de alterações na Lei 022, precisamos nos mobilizar para impedir que mais uma vez os interesses de um pequeno grupo prevaleça.

Parabéns ao colega Edinaldo Serrão, pelo posicionamento em relação a esta tentativa de mais uma vez relegar as demais categorias que compõem a Polícia Civil a um plano de somenos importância.

Infelizmente, em busca de garantir a inclusão dos Delegados de Polícia nas Carreiras Jurídicas, o que lhes assegurará a equiparação salarial com os Promotores de Justiça, alguns Delegados da Polícia Civil articulam um verdadeiro retrocesso institucional ao levantarem a bandeira do fim da exigência do nível superior para os Cargos de Investigador, Escrivão e Papilo scopistas, indo na contramão dos esforços da SENASP, em melhorar a qualificação da mão de obra das instituições policiais, especialmente dos servidores que lidam mais diretamente com o cidadão, fato que pode ser comprovado pelos investimentos que vem sendo realizados na formação técnico-profissional e acadêmica dos policiais civis e militares, dos bombeiros e agora dos guardas municipais, inclusive com o financiamento de cursos de pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado.

A desculpa da dificuldade em preencher as vagas oferecidas nos concurso e manter nas fileiras da instituição em razão da exigência do nível superior para os cargos de Investigador, Escrivão e Papiloscopista não passa de subterfúgio para esconder interesses diversos, pois muitos Delegados têm saudades dos tempos em que os demais servidores da instituição eram subalternos e submissões, e todo o recurso destinado à capacitação profissional podia ser aplicado apenas no aprimoramento dos Delegados; como bem lembrou o Delegado Adonai Mota (Presidente do Sindicato dos Delegados) inúmeros Delegados de Polícia já saíram da instituição para exercer cargos em outras instituições, especialmente no Ministério Público e no Poder Judiciário, somente do último concurso 30% já deixaram a instituição levando o conhecimento e o investimento feito pelo governo do Estado.

A dificuldade em atrair e manter na instituição profissionais de nível superior em todos os cargos pode e será resolvida quando os vencimentos pagos forem compatíveis com os cargos que estes exerçam. Esperamos que a Senhora Governadora do Estado, comprometida com o Plano Nacional de Segurança Pública do Governo Federal, não se deixe levar pelos argumentos que estão sendo apresentados para levar ao retrocesso a Polícia Civil de nosso Estado.

Att. Sergio Peixoto – Investigador de Polícia com 18 anos de serviço – Bacharel em Administração e em Direito, aluno do Curso de Especialização em Políticas de Gestão em Segurança Pública, que esta sendo financiado pelo SENASP.